Papeleira SMART 25lts c/ pedal

18,36 €
Com IVA entrega 2-3 dias

Papeleira ABS com pedal 25 litros com aro colorido

Azul, Verde e Amarelo

Dimensões:

  1. Comprimento 260mm
  2. Largura 360mm
  3. Altura 470mm
Cor
Quantidade

Integra um vasto leque de equipamentos produzidos pela TATAY que pode encontrar na nossa Loja Online

Se não encontrar o equipamento que procura, por favor contate-nos.

Sabia que:

Segundo a Indesa

Os portugueses reciclaram mais 10% em 2019 frente ao ano anterior, “tendo sido encaminhados para reciclagem mais de 388 mil toneladas de resíduos de embalagens”, mostraram os dados divulgados recentemente pela Sociedade Ponto Verde.

O grande destaque vai para a retoma do vidro e do plástico, que aumentou 9% e 5%, respetivamente. Por sua vez, a reciclagem de papel/cartão cresceu 14%.

“Estes dados registados em 2019 revelam que Portugal tem estado a seguir um caminho que permite o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Numa altura em que os portugueses aprendem a viver com uma nova normalidade, “não podemos deixar de sublinhar que é igualmente importante que os portugueses não abandonem os seus bons hábitos de reciclagem, separando as embalagens em casa”, acrescentou Trigo Morais.

O que é a reciclagem? Quais são as vantagens?

A reciclagem é o processo de recolha, triagem, processamento e transformação de materiais que acabariam por ir para o lixo e para aterros sanitários, prejudicando seriamente o nosso meio-ambiente e a nossa saúde.

Através do processo de reciclagem, estes materiais ganham uma nova vida ao serem reaproveitados e transformados em novos produtos. Entre as principais vantagens destacam-se:

  • redução do lixo enviado para aterros sanitários e incineradoras,
  • conservação de recursos naturais e matérias-primas,
  • diminuição da poluição associada à recolha de matérias-primas,
  • economia de energia e
  • redução dos resíduos.

Para que isto aconteça, temos de fazer a nossa parte: fazer a separação das embalagens e colocá-las nos ecopontos corretos. Atualmente, temos três ecopontos destinados à recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos e um contendor indiferenciado.

Ecoponto azul

Ecoponto verde

Ecoponto amarelo

Contentor cinzento

Papel e cartão

vidro

Plástico e metal

Lixo indiferenciado

Apesar de estarmos familiarizados com o processo, muitas vezes surgem dúvidas sobre como devemos fazer a reciclagem de certas embalagens. De forma a facilitar este processo, a Sociedade Ponto Verde lançou uma nova família de símbolos de reciclagem que indica em que ecoponto se deve colocar a embalagem e detalha o processo correto de reciclagem.

Questões como “devo separar o rótulo antes de colocar a garrafa no ecoponto?” ou “o que devo fazer à tampa?” estarão respondidas de forma simples e direta em cada embalagem, indica a entidade. Conheça a nova iconografia aqui.
 

Como funciona o sistema de reciclagem?

Em Portugal, o sistema de reciclagem funciona de forma relativamente simples. Partindo do princípio de que os resíduos podem ter uma nova vida se forem colocados nos respetivos ecopontos, o processo divide-se em quatro fases:

1º passo

2º passo

3º passo

4º passo

As entidades municipais determinam o esquema de recolha dos resíduos nos municípios.

Os resíduos são recolhidos e depositados numa estação de triagem local.

Os resíduos são novamente triados antes de seguirem para a reciclagem.

Por fim, os materiais seguem para os respetivos recicladores.

 

Vale a pena reciclar?

Fazer a correta separação dos materiais recicláveis deixou de ser uma opção. Na verdade, é uma obrigação de todos enquanto cidadãos responsáveis e preocupados com o planeta em que vivemos. Além disso, é meio caminho andado para que os materiais sejam reutilizados como matéria-prima para outras embalagens.

Afinal, os resíduos não precisam de ter um fim triste e poluente se fizermos a correta separação do lixo.

Tatay
pap11