• Em promoção!
  • -30%

Papeleira ecológica Inox 3x15lts

130,72 €
91,51 € Poupe 30%
Com IVA

Papeleira ecológica Inox 3x15lts

Papeleira Ecológica Premiun Inox

Capacidade 3x15lts

  1. estrutura exterior em inox
  2. tampas em plástico
  3. baldes individuais extraíveis 15lts
  4. pedais de abertura independentes
  5. apta para uso interior.

Dimensões:

  1. profundidade 34.5cm
  2. largura 60.5cm
  3. altura 48.5cm
  4. peso 9.6kg

 

Quantidade

Sabia que:

Segundo a Indesa

Os portugueses reciclaram mais 10% em 2019 frente ao ano anterior, “tendo sido encaminhados para reciclagem mais de 388 mil toneladas de resíduos de embalagens”, mostraram os dados divulgados recentemente pela Sociedade Ponto Verde.

O grande destaque vai para a retoma do vidro e do plástico, que aumentou 9% e 5%, respetivamente. Por sua vez, a reciclagem de papel/cartão cresceu 14%.

“Estes dados registados em 2019 revelam que Portugal tem estado a seguir um caminho que permite o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Numa altura em que os portugueses aprendem a viver com uma nova normalidade, “não podemos deixar de sublinhar que é igualmente importante que os portugueses não abandonem os seus bons hábitos de reciclagem, separando as embalagens em casa”, acrescentou Trigo Morais.

O que é a reciclagem? Quais são as vantagens?

A reciclagem é o processo de recolha, triagem, processamento e transformação de materiais que acabariam por ir para o lixo e para aterros sanitários, prejudicando seriamente o nosso meio-ambiente e a nossa saúde.

Através do processo de reciclagem, estes materiais ganham uma nova vida ao serem reaproveitados e transformados em novos produtos. Entre as principais vantagens destacam-se:

  • redução do lixo enviado para aterros sanitários e incineradoras,
  • conservação de recursos naturais e matérias-primas,
  • diminuição da poluição associada à recolha de matérias-primas,
  • economia de energia e
  • redução dos resíduos.

Para que isto aconteça, temos de fazer a nossa parte: fazer a separação das embalagens e colocá-las nos ecopontos corretos. Atualmente, temos três ecopontos destinados à recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos e um contendor indiferenciado.

Ecoponto azul

Ecoponto verde

Ecoponto amarelo

Contentor cinzento

Papel e cartão

vidro

Plástico e metal

Lixo indiferenciado

Apesar de estarmos familiarizados com o processo, muitas vezes surgem dúvidas sobre como devemos fazer a reciclagem de certas embalagens. De forma a facilitar este processo, a Sociedade Ponto Verde lançou uma nova família de símbolos de reciclagem que indica em que ecoponto se deve colocar a embalagem e detalha o processo correto de reciclagem.

Questões como “devo separar o rótulo antes de colocar a garrafa no ecoponto?” ou “o que devo fazer à tampa?” estarão respondidas de forma simples e direta em cada embalagem, indica a entidade. Conheça a nova iconografia aqui.
  

Como funciona o sistema de reciclagem?

Em Portugal, o sistema de reciclagem funciona de forma relativamente simples. Partindo do princípio de que os resíduos podem ter uma nova vida se forem colocados nos respetivos ecopontos, o processo divide-se em quatro fases:

1º passo

2º passo

3º passo

4º passo

As entidades municipais determinam o esquema de recolha dos resíduos nos municípios.

Os resíduos são recolhidos e depositados numa estação de triagem local.

Os resíduos são novamente triados antes de seguirem para a reciclagem.

Por fim, os materiais seguem para os respetivos recicladores.

 

Vale a pena reciclar?

Fazer a correta separação dos materiais recicláveis deixou de ser uma opção. Na verdade, é uma obrigação de todos enquanto cidadãos responsáveis e preocupados com o planeta em que vivemos. Além disso, é meio caminho andado para que os materiais sejam reutilizados como matéria-prima para outras embalagens.

Afinal, os resíduos não precisam de ter um fim triste e poluente se fizermos a correta separação do lixo.

Cervic
pap11

Ficha informativa

Equipamentos
Ecoponto